Você está em: abril de 2014

Como ser mais produtivo e melhorar sua qualidade de vida

Albert Einstein costumava dizer que o tempo corre a uma velocidade de 60 minutos por hora. Nessa corrida, primeiro você precisa colocar seu carro na pista certa e, depois, seguir na mesma velocidade em direção a seus objetivos e sonhos, caso contrário, você vai chegar atrasado, vai olhar para trás e ficar reclamando que o tempo voa e que não realizou as atividades que realmente eram importantes prá você.

O tempo é o único recurso que está disponível igualmente para todas as pessoas 24 horas por dia, sete dias por semana e 365 dias por ano, independentemente de cargo, função ou de sua conta bancária. Cabe a nós usá-lo de forma racional e inteligente. Para a maioria das pessoas, administrar o tempo é um grande desafio. Devem conciliar trabalho, filhos, casa, lazer, reuniões, e-mails, internet, relatórios, telefonemas, visitas, tocar novos projetos e finalizar aquela apresentação que somente é concluída  quando faltam apenas alguns minutos para a reunião.

Além das atividades de baixo ou nenhum valor para a organização e para nossas metas, perdemos tempo pela falta de planejamento, pelo perfeccionismo, pelos detalhes ou excesso de zelo, por medo ou por falta de confiança. Obviamente, algumas atividades requerem uma análise mais detalhada e, nesse caso, é uma exigência que precisa ser seguida para que o resultado final do trabalho não fique comprometido.

Mas o fato é que muitas vezes olhamos as árvores enquanto deveríamos olhar a floresta. E o tempo voa!  O problema maior, que está na gestão eficiente do tempo, é que aproveitamos mal o tempo porque adquirimos maus hábitos.  Adquirir maus hábitos é perder o controle do nosso tempo!  O paradoxo dos tempos atuais é que todos nós reclamamos da quantidade de informação que recebemos todos os dias e, no entanto, estamos sempre querendo saber mais.

Sofremos com o excesso de informações e sobre o que fazer com elas. É preciso manter o foco no essencial e esse é um grande desafio, um objetivo a ser perseguido. No meu livro A.T.T.I.T.U.D.E. – a chave para o sucesso, abordo sobre a importância da gestão eficiente do tempo para o sucesso pessoal e profissional e menciono cinco dicas para aumentar sua produtividade.

Clique no ícone abaixo e deixe seus comentários.

Gabriel Silva
É Coach executivo e de carreira e autor do livro A.T.T.I.T.U.D.E. – a chave para o sucesso, publicado pela Editora Matrix,