Você está em: junho de 2014

Acumular patrimônio é fundamental para uma aposentadoria tranquila

O brasileiro não tem o hábito de se planejar para a aposentadoria e é comum as pessoas chegarem a certa idade com muita dificuldade financeira. Via de regra, as pessoas investem em outros projetos no início da carreira como à educação e a casa própria deixando a poupança para formação de sua aposentadoria para mais tarde.

Mas a história nos mostra a importância de começar a poupar e planejar mais cedo à aposentadoria e quanto mais cedo irá ajudar a diluir o esforço de viabilizar a saída do mercado de trabalho no futuro. Com planejamento adequado é possível priorizar os projetos e investimentos de curto e médio prazos e investir na formação do patrimônio para garantir uma vida financeiramente tranquila no futuro.

O planejamento ideal, além da contribuição para o INSS, deve incluir uma pequena parcela para a previdência privada como o PGBL ou VGBL ou outro tipo de investimento, como por exemplo, os títulos do tesouro direto, fundo imobiliário ou um fundo de ações de acordo com seu perfil de investidor, assim que ingressar no mercado de trabalho.

O planejamento no início da carreira poderá contribuir para reduzir a carga anual de imposto de renda ao longo da carreira profissional que pode fazer uma grande diferença no longo prazo, tanto pela redução do imposto de renda na declaração anual, quanto pela escolha de investimentos com menor incidência de imposto de renda. Portanto, o planejamento financeiro para a aposentadoria deve estar alinhado com o planejamento tributário para maximizar os rendimentos.

O primeiro passo é avaliar o quanto será necessário para manter seu padrão de vida e qual sua capacidade de poupar. A Attitude Coach tem uma metodologia completa para finanças pessoais e em apenas cinco sessões faremos um diagnóstico de sua situação financeira, controle de gastos, redução e eliminação de dívidas e planejar o seu futuro para garantia de sua independência financeira com segurança. Ligue imediatamente e planeje o seu futuro!

Gabriel Silva, é fundador da Attitude Coach, possui MBA em Finanças Corporativas pelo IBMEC e autor do livro A.T.T.I.T.U.D.E. – A chave para o sucesso, publicado pela editora Matrix.

3 fatores-chave de sucesso das finanças pessoais: planejamento, disciplina e autocontrole

A administração das finanças pessoais é imprescindível para o sucesso pessoal e profissional de qualquer pessoa. Não há quem possa viver em paz com contas vencidas, cheques pré-datados, cartão de crédito atrasado e o limite do cheque especial estourado. Sabendo disso, e livrando-se dos problemas financeiros, nos regeneramos e percebemos o quanto podemos ganhar com isso. Com uma vida financeira equilibrada, temos mais tranquilidade para dar mais foco em nossos objetivos pessoais e profissionais e planejar o futuro.

Para lidar com as finanças pessoais há 3 etapas que precisam ser colocadas em prática: planejamento, disciplina e autocontrole. Mas todos nós temos boas razões para justificar tantos gastos, que nos deixam sempre numa situação critica financeiramente. Afinal, somos seduzidos por vitrines vistosas, sapatos, bolsas, roupas de grife que “são a nossa cara” e as infindáveis datas comemorativas: aniversários, dia das mães, dia dos pais, Páscoa, dia das crianças, dia dos namorados e tantas outras. Sem falar as viagens de férias, que sempre custam um pouco mais do esperávamos.

Quando pensamos estar numa situação de equilíbrio financeiro, sempre aparece algum gasto extra, como a roupa nova para uma festa de casamento, o IPVA do carro, O IPTU, o imposto de renda, e por aí vai. O fato é que passa ano, sai ano, vivemos sempre a beira do abismo, nos esperneando para controlar nossas finanças e, cada vez mais, longe do sonho da casa própria ou do apartamento na praia, e da tão sonhada independência financeira.

A estabilidade da moeda e da economia foi uma conquista importante para o Brasil, e para aproveitar esse ambiente, é preciso planejar. Muitas pessoas acreditam que para ter um patrimônio é preciso ter sorte, ganhar na loteria ou receber uma herança. Mas normalmente isso não é necessário. É possível construir um patrimônio com seus próprios rendimentos e provavelmente você já tem o que é preciso para construir sua própria fortuna. Falta tomar uma atitude: poupar e investir sempre, com uma estratégia clara, planejamento e disciplina.

Ao compreender a importância do planejamento financeiro e as perspectivas que podemos ter em nossas vidas, se formos fiéis aos nossos sonhos e objetivos, é possível pavimentar a estrada da independência financeira, basta saber lidar com o dinheiro. A Attitude Coach dispõe de uma metodologia com 10 passos para ajudar você definir as melhores estratégias e planejar a sua independência financeira com segurança e tranquilidade.