Você está em: março de 2014

A transição de carreira deve ser bem planejada

A mudança de rumo na carreira pode acontecer por vários motivos: devido a falta de plano de carreira, busca por melhor salário, por insatisfação no trabalho, para migrar para outro segmento de mercado, voltar a morar perto da família, trabalhar como profissional autônomo, montar uma consultoria empresarial ou abandonar o mundo corporativo e abrir o próprio negócio. As razões são inúmeras e variadas e cada uma delas têm suas próprias motivações.

Qualquer que seja o motivo para uma transição de carreira, a mudança deve ser bem planejada, principalmente, em relação a parte financeira. Quando se trata de cargos executivos, a transição de carreira torna-se mais arriscada. Deixar um emprego com um bom salário e benefícios como carro, telefone celular, plano de saúde e bônus anual, exige muita cautela e um bom planejamento, principalmente o planejamento financeiro. É preciso colocar tudo na ponta do lápis e elaborar um fluxo de caixa detalhado para evitar surpresas.

Os profissionais que desejam migrar para outro setor, outro passo fundamental é avaliar bem o novo setor com antecedência. É preciso saber as competências e habilidades requeridas no novo setor, como por exemplo, sair do setor bancário para a indústria, da indústria para o varejo ou para o setor de serviços, requerem competências e habilidades diferentes. Fazer uma autoavaliação de suas competências ou solicitar um coach executivo ou de carreira para ajudá-lo no processo pode ser uma boa ideia.

Outra medida necessária é reduzir os gastos. A fatura do cartão de crédito, as despesas com viagens, jantar fora e os gastos supérfluos devem ser reduzidos drasticamente para minimizar a pressão sobre sua reserva financeira e você se sentir mais tranquilo e mais seguro durante o período de transição para a nova carreira. Outro ponto importante é que sua reserva financeira deve ter liquidez. Não adianta ter um patrimônio todo em imóveis que proporcionam segurança mais não têm liquidez de curto prazo.

Para os profissionais que pretendem abandonar o mundo corporativo para montar seu próprio negócio, o planejamento financeiro deve começar com bastante antecedência, pois além das despesas pessoais e familiares durante o período de transição, há o investimento inicial no empreendimento e o prazo para o negócio começar a dar resultados. A Attitude Coach possui ferramentas e metodologias para ser seu parceiro no período de transição de carreira, para assessorar na elaboração do fluxo de caixa e para avaliar seu perfil empreendedor. Conte conosco!