Você está em: agosto de 2014

Você é o único responsável pelo seu desenvolvimento, pela sua carreira e pelo seu destino

Ninguém está feliz o tempo todo. Tem dias que parece que nada dá certo no trabalho e isso nos aborrece, nos chateia, nos entristece, pois o dia não rende. Os motivos são muitos: um colega de trabalho pode ter sido inconveniente, o seu chefe foi autoritário, o diretor cobrou um trabalho que ainda não está pronto, o seu carro teve um problema mecânico e você se atrasou para uma reunião, o seu computador deu pane, um funcionário não conseguiu terminar um trabalho importante e por aí vai. São inúmeras as variáveis para que um determinado dia seja um horror.

Esses aborrecimentos podem acontecer com qualquer profissional, em qualquer dia da semana ou do mês, sem prévio aviso. Mas para alguns profissionais, parece que nada dá certo é uma coisa rotineira e não conseguem progredir na carreira, e se tornam pessoas amarguradas, desmotivadas. O que os profissionais que se encontram nessa categoria precisam saber é que o resultado dessa situação pode estar nas suas atitudes, nos seus próprios comportamentos e, por isso, nada dá certo na carreira e a pessoa vai estar sempre infeliz profissionalmente.

Enumero 10 atitudes negativas de profissionais que parece tudo dar errado na carreira. Tais profissionais dizem com certa frequência:

  1. Não sei,
  2. Não vou fazer,
  3. Isso não é problema meu,
  4. Não tenho tempo,
  5. Não ganho prá isso,
  6. O meu chefe é que se dane,
  7. Não tenho nada a ver com isso,
  8. Por que eu? Ao invés de dizer, por que não eu?
  9. Essa mudança não vai dar certo,
  10. Essa empresa não me dá chance!

Profissionais sem comprometimento com as metas e com os objetivos da empresa, desmotivados e com atitudes negativas têm o hábito de dizer essas coisas com certa frequência. Esse tipo de comportamento demonstra total falta de interesse pelo bom desempenho no trabalho e só prejudica a carreira. Posso dizer que do lado da grandeza, da proatividade, está o sucesso. Do lado da mediocridade, o fracasso.

As empresas, a área de recursos humanos, seu mentor ou o seu gestor, pode ajudá-lo a construir uma carreira bem sucedida, mas, em última instância, você é o único responsável pelo seu desenvolvimento, pela sua carreira e pelo seu destino. Suas atitudes e suas escolhas dizem muito mais quem você é do que outros fatores de avaliação. O comprometimento mostra quem seu chefe pode confiar e investir na carreira. No meu livro ATTITUDE – A chave para o sucesso (editora Matrix), abordo sobre as limitações pessoais, as atitudes e os comportamentos que todo profissional deve abolir para ser bem-sucedido na carreira.

Gabriel Silva

É Palestrante, Coach, ex-executivo da Nestlé Brasil e autor da metodologia e do livro A.T.T.I.T.U.D.E. – A chave para o sucesso, publicado pela editora Matrix.