Você está em: março de 2014

Como saber se sua independência financeira foi alcançada?

O sonho de muitas pessoas é conquistar a independência financeira, ter o futuro garantido e gozar de uma aposentadoria tranquila. Com a situação financeira planejada e equilibrada, percebemos o quanto podemos ganhar em termos de qualidade de vida. Temos mais tranquilidade para dar foco em nossos objetivos pessoais e profissionais, curtir melhor a vida e a família, sem sobressaltos e tempestades com contas vencidas e credores rondando a nossa volta.

Mas quanto uma pessoa deve possuir para saber se conquistou sua independência financeira? É investir em um negócio próprio? Investir em imóveis para alugar?  Ou investir em uma pequena propriedade para evitar a desvalorização do bem e do próprio patrimônio? As estatísticas mostram que muitas empresas fecham as portas nos primeiros anos de vida. Portanto, investir recursos em um negócio próprio requer análise de seu perfil empreendedor, dos riscos do negócio e deve ser analisado com muito cuidado.

Mas voltando a pergunta central deste artigo, como saber se uma pessoa conseguiu sua independência financeira, existe uma continha aceita internacionalmente que diz que uma pessoa consegue sua liberdade financeira com um patrimônio com liquidez igual a 200 vezes os seus gastos mensais. Então, se uma pessoa tem despesas mensais de 5 mil reais, deve ter um patrimônio de um milhão de reais. Se a pessoa tem gastos mensais de 10 mil reais, precisa de liquidez de dois milhões de reais e se gastos mensais forem de 15 mil reais, terá de acumular três milhões para conseguir sua independência financeira.

Mas isso não significa dizer que a pessoa deve sair gastando de maneira impensada. Paulinho da Viola, poeta e compositor, diz na letra da música “Pecado Capital”, “que dinheiro na mão é vendaval na vida de um sonhador. E que tanta gente se engana e cai na dança de tanta ilusão que sonhou….”. Por isso, muitos sortudos ganhadores da mega-sena perderam tudo por falta de planejamento e atitudes impensadas. O meu conselho é: cuide bem do seu dinheiro!

Mas ao atingir esse ponto, de acumular financeiramente 200 vezes os seus gastos mensais, terá conquistado sua liberdade financeira e poderá escolher o que deseja fazer, realizando os sonhos e projetos que sempre imaginou com tranquilidade, como viajar, conhecer outros países e culturas e ter uma aposentadoria tranquila sem depender dos filhos. Tenha o controle de suas finanças pessoais em suas mãos. A disciplina e a estratégia de investimento é o que faz a diferença na construção de um patrimônio.