Você está em: maio de 2014

A importância da imagem pessoal para a carreira e para sua marca pessoal

O consultor norte-americano Harvey Coleman, e autor do livro Empowering Yourself (capacitar-se, numa tradução simples), desenvolveu uma importante ferramenta denominada P.I.E. para o sucesso profissional. Os três elementos-chave desta ferramenta são: Performance, Imagem e Exposure (exposição, visibilidade).

O primeiro elemento-chave, a performance, é uma condição básica, fundamental para manter o seu próprio emprego, mas também muito útil para aumentar sua empregabilidade e evoluir na carreira. Em outras palavras, performance significa ter um bom desempenho. Você pode não ser excepcional ou brilhante, mas deve fazer bem o seu trabalho e entregar resultados de uma maneira consistente.

O segundo elemento-chave, é ter uma imagem pessoal positiva. E é aí que muitos profissionais começam a patinar na carreira. Para evoluir na carreira na basta ter um bom desempenho. É preciso construir uma imagem pessoal positiva. A habilidade de relacionamento interpessoal, as atitudes e até a aparência são fatores determinantes na construção de sua imagem pessoal e de sua marca pessoal.

O terceiro elemento-chave é a visibilidade. No dia a dia é importante o profissional aproveitar todas as chances para se fazer notar. O seu gestor é um dos responsáveis por facilitar sua exposição dentro da empresa, mas a melhor maneira de aumentar sua visibilidade é levantar a mão para participar de novos projetos e iniciativas. É uma ótima oportunidade para você mostrar suas ideias, desenvolver suas habilidades e competências e se expor.

No meu livro ATTITUDE – A chave para o sucesso, publicado pela Editora Matrix, abordo seis atributos de uma marca pessoal. A confiança é o principal atributo de uma marca. Mas o principal ativo de sua marca pessoal é o seu próprio nome.