Você está em: agosto de 2014

Estratégia: Decidir o que não fazer e tão importante quanto decidir o que fazer

O foco é o principal driver da excelência e do sucesso

Direcionar a atenção para aonde ir é uma tarefa básica da liderança. A capacidade de dar atenção para o lugar certo no momento certo, percebendo tendências, apontando oportunidades e direcionar o foco para as coisas importantes que precisam ser feitas é uma das características das empresas vencedoras. Manter o foco é dar atenção à decisão estratégica da empresa.

No lugar de uma apresentação extensa em PowerPoint, o ideal é distribuir o material para leitura prévia e quando a equipe estiver frente a frente em reunião, possa ir direto ao ponto e fazer as perguntas que mais importam de maneira direta, em vez de fazer um caminho longo e sinuoso. É comum as pessoas desviarem a atenção do assunto que está sendo discutido quando alguém menciona algum fato em sua fala. Naturalmente, de maneira despercebida, passa a discutir o fato novo, desviando-se do assunto principal. Uma dica para manter o foco é responder à simples pergunta: Qual é o tema principal?

Os indivíduos, assim como as organizações, precisam escolher onde dedicar a atenção, e isso significa focar em poucas coisas que são realmente importantes e ignorar outras menos relevantes. A visão de longo prazo, a estratégia, as ações para alcançá-las e as metas de curto prazo devem ser o foco das organizações e das pessoas que nelas trabalham. Se o objetivo é o mercado, o foco deveria ser os clientes, os produtos e as marcas. Se o objetivo é reinventar a organização, uma cultura voltada para a inovação e que estimule a criatividade deveriam fazer parte da atenção e do foco. Se o objetivo é melhorar a lucratividade, o foco deveria ser como aumentar a produtividade, ou como fazer mais com menos.

A estratégia de uma organização representa o caminho que deve ser trilhado pela organização, com habilidade, eficiência e comprometimento de todos. Quando líderes escolhem uma estratégia, estão direcionando a atenção da equipe: para aquilo que todo mundo deveria dedicar seus esforços. Uma determinada estratégia define o que importa e o que ignorar. Decidir o que não fazer é tão importante quando decidir o que fazer. O foco é o principal driver da excelência e do sucesso.

Gabriel Silva
É Palestrante, Coach Executivo e de Carreira, ex-executivo da Nestlé Brasil e autor da metodologia e do livro
A.T.T.I.T.U.D.E. – A chave para o sucesso, publicado pela editora Matrix.