Você está em: setembro de 2014

5 dicas para aumentar sua produtividade

O insucesso na carreira pode ser consequência de inúmeras razões, como baixo desempenho, falta de habilidade no relacionamento interpessoal, falta de motivação e de foco em resultados. Mas uma das principais razões pelas quais as pessoas fracassam na carreira profissional é porque gastam muito tempo fazendo coisas de baixo ou nenhum valor para atingir suas metas, seus objetivos ou para realizar seus sonhos.  E a raiz disso são os maus hábitos, que afetam a produtividade.

Uma dica para você refletir sobre isso é fazer a seguinte pergunta: o que estou fazendo vai me levar na direção dos meus objetivos, das minhas metas e dos meus sonhos? Se a resposta for positiva é sinal de que você está fazendo bom uso do seu tempo e com foco nos seus objetivos. Por outro lado, se sua percepção é de que está caminhando na direção contrária e ficando mais distante de seus objetivos, é muito provável que os maus hábitos estejam afetando sua produtividade.

Veja a lista de cinco dicas para aumentar sua produtividade:

Dica 1. Dois grandes vilões são as redes sociais e o e-mail. Reserve um horário, duas ou três vezes por dia, para leitura de seus e-mails e tenha disciplina no uso das redes sociais. Foque no que é importante e o que tem valor para suas metas e objetivos.

Dica 2. Defina metas de curto prazo. A capacidade de definir metas de curto prazo por escrito é um dos fatores-chave do sucesso pessoal e profissional, pois certamente você utilizará melhor seu tempo, sua energia e sua mente. Quanto mais foco você der ao que quer alcançar, maior a possibilidade de atingir suas metas.

Dica 3. Planejar o tempo é uma habilidade fundamental. É preciso um planejamento mensal, semanal e diário, reservando o tempo necessário para pensar e na execução de suas atividades prioritárias. Essa é uma questão fundamental para aumentar a produtividade.

Dica 4. Utilizar a tecnologia a seu favor. A tecnologia pode ajudar ou atrapalhar sua produtividade. O domínio da tecnologia é fator importante para melhorar seu desempenho e otimizar o uso de seu tempo. Mas cuidado, utilizar a tecnologia sem muita consciência e com vícios não é um bom caminho, pois você se dispersa e pode perder o foco. Cuidado com a armadilha!

Dica 5. Cuidado com sua qualidade de vida. Praticar um esporte ou ter um hobby, manter hábitos alimentares saudáveis, descansar e relaxar são importantes para recarregar as energias, aumentar a criatividade e sua capacidade produtiva.

Lembre-se que o tempo é um recurso limitado. Saber usá-lo com inteligência, priorizando seus objetivos, é uma habilidade. Esse é um dos segredos para aumentar sua produtividade.

Texto extraído do livro ATTITUDE – A chave para o sucesso (Ed. Matrix)

 

Gabriel Silva
É palestrante, coach executivo e de carreira, instrutor, empresário, ex-executivo da Nestlé Brasil e autor da metodologia e do livro A.T.T.I.T.U.D.E. – A chave para o sucesso, publicado pela editora Matrix.