Sucesso é consequência, não objetivo

Muita gente acredita que o sucesso está relacionado à sorte, à inteligência, a formação acadêmica ou ao talento nato. Certamente, todos estes fatores são pilares importantes e exercem uma influência positiva para que possamos nos tornar pessoas bem-sucedidas em nossa vida pessoal e profissional. No entanto, tais fatores não são necessariamente determinantes. O mundo está cheio de pessoas talentosas, com excelente educação, que têm tudo para alcançar o sucesso, mas fracassadas, que não exploram seu potencial adequadamente, vivendo no conformismo ou praticando a arte do coitadismo.

O sucesso não acontece por acaso, é uma jornada. É uma caminhada, não um ponto de chegada. O sucesso é um caminho escolhido pelo próprio individuo; é uma questão de mérito individual, fruto de nossas escolhas. A história do homem livre nunca é escrita pela sorte, mas pelas suas próprias escolhas. É resultado de muito trabalho, perseverança e superação. Portanto, sucesso é consequência, não objetivo. É o resultado de nossos esforços, de nossos méritos e de nossas atitudes. O sucesso não é algo que nos acontece; nós é que acontecemos para o sucesso.

As pessoas precisam desenvolver a autoestima e adquirir a autoconfiança necessária para encontrarem suas potencialidades. Todos nós temos atributos únicos que precisam ser despertados e desenvolvidos, e que podem fazer a difereça não somente as nossas vidas, mas também a vida de outras pessoas. As três palavras-chave para que as pessoas desenvolvam suas competências na direção do sucesso são: conhecimento, habilidades e atitudes. É o seu verdadeiro diamante, que precisa ser lapidado e polido.

O conhecimento está relacionado ao saber, que se adquire com a leitura, cursos e a educação formal. As habilidades é o saber fazer, que estão relacionadas ao talento, a capacidade têcnica e funcional. A prática é a principal ferramenta que o homem dispõe para desenvolvimento de suas habilidades. Finalmente, as atitudes estão relacionadas ao querer fazer. Trata-se do conjunto de valores, crenças, principios, com a ética, a cooperação e a ação.

(Trechos do livro A.T.T.I.T.U.D.E. – a chave para o sucesso, Ed. Matrix),

Gabriel Silva
É microempresário, palestrante, Coach executivo e de carreira, ex-executivo da Nestlé Brasil e autor da metodologia e do livro A.T.T.I.T.U.D.E. – A chave para o sucesso, 2014, publicado pela Editora Matrix.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *